Um refrigerante orgânico, que nos últimos anos se tornou uma das bebidas mais cults da Alemanha. Há quatro sabores incomuns e o processo de fabricação é especial.
Segundo o seu fabricante, a Bionade é o primeiro e único refrigerante do mundo produzido puramente de forma biológica. O nome é composto do prefixo bio, com o qual os alemães denominam os seus produtos orgânicos, e do final da palavra limonade, que quer dizer refrigerante.
Ao contrário dos refrigerantes, aos quais se acrescenta gás carbônico, a Bionade é fermentada. Como na produção da cerveja, este refrigerante é fermentado com matérias-primas naturais.
Enquanto o açúcar se altera no álcool durante a fabricação de cerveja, na produção da Bionade ele transforma-se em ácido glucônico. A Bionade é fabricada por uma empresa familiar jovem, que foi fundada em 1995 com a criação do refrigerante, que se encontra à venda nos sabores sabugueiro, ervas, lichia e gengibre-laranja.
Já nos anos 80, o criador da Bionade, Dieter Leipold, teve a idéia de desenvolver um refrigerante para crianças e jovens como alternativa à Coca-Cola e outras bebidas semelhantes.
O cervejeiro experimentou oito anos para poder produzir uma bebida a partir de microorganismos. Em 1996, a Bionade foi criada e engarrafada na própria cervejaria. Com a invenção da Bionade, Leipold não só criou uma bebida de culto como também salvou a sua empresa da falência.
Hoje o grupo de consumidores da Bionade já não é limitado. "Não fixamos o grupo de consumidores porque achamos que a Bionade é interessante para todos. O grupo-alvo vai das crianças aos idosos, passando pelos adultos", explica Wolfgang Blum, um dos sócios da Bionade International à DW-WORLD.DE.
Depois de alguns problemas iniciais na comercialização do refrigerante, a Bionade viveu um verdadeiro milagre econômico.
Nos últimos anos, a empresa teve um grande aumento de vendas: de dois milhões de garrafas em 2003, a quantia aumentou dez vezes até o ano de 2005. Depois de uma venda de 70 milhões de garrafas de Bionade em 2006, Wolfgang Blum observa: "Nos últimos três anos a venda subiu mais de 300%. Neste ano queremos continuar assim."
Só em Julho último, a empresa engarrafou aproximadamente 20 milhões de garrafas na cervejaria da família.
A partir deste ano, a empresa também começou a vender o refrigerante alemão noutros países europeus. Assim pode-se matar a sede com a Bionade, por exemplo, em Itália, em França e na Irlanda, bem como na Bélgica, na Holanda, em Luxemburgo e nos países escandinavos. "A Bionade está-se a preparar concretamente para vender o refrigerante a partir do ano de 2008 também fora da Europa", diz Wolfgang Blum.
Diante da queda do consumo da cerveja na Alemanha, as grandes cervejarias também estão em procura de alternativas. Com isso a empresa de médio porte vai ter que contar com a concorrência de imitações.
A maior cervejaria do mundo, a Inbev, já está planeando entrar no comércio de refrigerantes na Alemanha. No Brasil, a empresa vende bebidas à base de guaraná e portanto já tem experiência com a venda de bebidas não alcoólicas. Além disso, os grandes produtores de bebidas como a Coca-Cola são vistos como possíveis concorrentes para a empresa alemã.
A Bionade já se está a preparar para enfrentar a concorrência e colocou à venda no ano de 2006 o primeiro refrigerante orgânico para desportistas – a Bionade Forte.
Juliana Brück



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