Thursday, July 24, 2008

Os 10 mandamentos do design

O designer alemão Dieter Rams (um dos principais responsáveis pelo departamento de design da Braun) certa vez escreveu uma lista dos 10 mandamentos do design. Vale a pena conferir.


Bom design é inovador
Ele não copia as formas existentes de produtos, nem produz algum tipo de firula apenas para ter. A essência da inovação deve claramente ser vista em todas as funcionalidades do produto. O desenvolvimento da tecnologia moderna oferece sempre novas chances para soluções inovativas.

Bom design torna um produto útil
“O produto é comprado para ser usado” O produto é comprado para ser usado. Ele deve servir a um propósito definido - em suas funções primárias e adicionais. A tarefa mais importante do design é otimizar a utilidade do produto.

Bom design é estético
A qualidade estética de um produto é integral á sua utilidade pois produtos que usamos no nosso dia-a-dia afetam nosso bem-estar. Mas apenas os objetos bem executados podem ser bonitos.

Bom design faz um produto entendível
Clarifica a estrutura do produto. Melhor ainda, ainda pode fazer o produto “falar”. No melhor, é auto-explicativo.

Bom design não é obstrutivo
Produtos cumprindo seu propósito são como ferramentas. Elas não são nem objetos de decoração nem obras de arte. Seu design deve então ser neutro e restrito, para deixar o quarto do seu usuário com a própria expressão dele.

Bom design é honesto
Não faz do produto mais inovativo, poderoso ou precioso do que realmente é. Não tenta manipular o consumidor com uma promessa que não pode ser cumprida.

Bom design tem vida longa
Não segue ás tendências que se tornam ultrapassadas após um curto período de tempo. Produtos bem desenhados diferem significativamente de produtos de vida curta na sociedade consumista de hoje.

Bom design é consequente até o último detalhe
Nada deve ser arbitrário. Um processo de design completo e exato demonstra respeito ao usuário.

Bom design é verde
Design deve fazer contribuições em favor de um ambiente estável e a uma situação sensível de materia-prima rara. Isso não inclui apenas poluição, mas também poluição visual e destruição do meio ambiente.

Bom design é menos design
Menos é melhor pois concentra-se nos aspectos essenciais e os produtos não precisam sofrer com não-essenciais. De volta á pureza, de volta á simplicidade!


in: http://digitalpaperweb.com.br

No comments: